O Carisma da Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, dom do Espírito concedido inicialmente a D. Geraldo Fernandes e Madre Leônia Milito tem como princípio fundamental o seguimento de Jesus, Missionário e Redentor. Dele nasce e se sustenta a espiritualidade centrada na Eucaristia, fonte e ápice de toda a fecundidade apostólica da Congregação, e em Maria, em cujo coração Deus estabelece a morada humana da redenção.
A missão essencial é anunciar a Palavra de Deus e servir os irmãos mais pobres, com o espírito das bem-aventuranças, seguindo as obras de misericórdia espirituais e corporais.
A missionária claretiana, é chamada a participar da missão evangelizadora da Igreja, em todas as partes do mundo, indo aos lugares e situações mais pobres onde as pessoas são privadas do conhecimento de Deus e dos bens essenciais à manutenção da própria vida.
Vive em comunidade fraterna onde cultiva as virtudes da bondade e da alegria, da simplicidade, humildade, caridade, disponibilidade e obediência. Com uma mística essencialmente claretiana, acolhe e respeita as diferenças culturais próprias de uma comunidade missionária. Conjuntamente alimenta-se todos os dias do Pão Eucarístico e da Palavra, a fim de sentir-se fortalecida em seu modo de ser eucaristia para todos os irmãos.