Nasceu em Contagem, Minas Gerais - Brasil, no dia 01 de fevereiro de 1913.
Ingressou na Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria - Missionários Claretianos onde completou seus estudos e sua formação religiosa. Emitiu seus primeiros votos religiosos no dia 10 de fevereiro de 1929.
Foi ordenado sacerdote em Roma no dia 25 de outubro de 1936. Foi também ali que se especializou e se doutorou em Direito Canônico.
Foi sagrado bispo no dia 13 janeiro de 1957 no Santuário do Imaculado Coração de Maria, na cidade de São Paulo.Tomou posse como primeiro bispo da diocese de Londrina – PR, no dia 17 de fevereiro de 1957. No dia 24 de novembro de 1970 foi elevado a condição de arcebispo desta arquidiocese.
Foi generoso e incansável no exercício de seu ministério, colocando sua vida inteiramente a serviço do povo como verdadeiro Pastor. Ofereceu sua grande contribuição à Igreja do Brasil, sendo membro atuante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, na qual ocupou durante um período a função de vice-presidente.
Fundou juntamente com Madre Leônia Milito, em 19 de março de 1958 a Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret com a finalidade de anunciar o Evangelho e cuidar dos pobres, mais pobres.
Partilhou com todos alegrias e angústias, sofrimentos e esperanças. Sua ação não conheceu fronteiras. Ensinou às Irmãs Claretianas que o coração da missionária deveria estar onde houvesse um irmão sofrendo. Para responder a este grande ideal, junto com Madre Leônia, instalou comunidades religiosas em vários estados do Brasil e em vários outros países.
Pastoreou a Igreja de Londrina por 25 anos e faleceu em 29 de março de 1982 em consequência de problemas cardíacos.
Deixou em seu Testamento Espiritual a certeza que sempre o acompanhou de que “este mundo pode ser e ainda será mais feliz. Isso depende só de nós”