Madre Leônia Milito
Madre Leônia Milito

Nasceu na cidade de Sapri, na Itália, no dia 23 de junho de 1913. Cresceu em uma família profundamente católica que lhe permitiu, desde tenra idade, comprometer...

Leia Mais
Dom Geraldo Fernandes Bijos
Dom Geraldo Fernandes Bijos

Primeiro bispo e arcebispo de Londrina, nasceu em Contagem, Minas Gerais, no dia primeiro de fevereiro de 1913. Bem jovem ainda ingressou no Seminário dos Padre...

Leia Mais

Página Inicial

Etapas de Formação

 A primeira etapa do caminho de formação é o Pré-Noviciado. É um tempo de adaptação à comunidade religiosa, de conhecimento da Congregação, de discernimento vocacional que é sempre realizado através da oração, da escuta da Palavra de Deus e do diálogo com a formadora.
 
 A segunda etapa é o Noviciado, tempo favorável à experiência profunda de Deus e de conhecimento do Carisma da Congregação. São dois anos de formação religiosa e de experiência comunitária. No final do segundo ano a jovem faz a sua primeira consagração religiosa comprometendo-se a viver a pobreza, castidade e obediência segundo o estilo de vida claretiana numa comunidade missionária.

 

A terceira etapa é o Juniorato. Nesta fase a jovem religiosa consolida o seu processo formativo ampliando o seu crescimento humano, teológico e profissional. Inserida numa comunidade apostólica e experimentando na prática as exigências da missão integra-se gradativamente a vida da congregação, seus valores e espiritualidade dando estabilidade e firmeza a própria vocação. Esta etapa termina com o compromisso definitivo de consagração a Deus através da profissão pública dos votos religiosos (cf. Const. 106).

 

Depois dessas etapas sistemáticas da formação a religiosa claretiana continua por toda a vida o seu caminho de crescimento. Valorizando e sustentando sua fidelidade a consagração busca os meios necessários para sua atualização missionária e crescimento em todos os níveis.

 

"A fidelidade à nossa vocação missionária, a resposta às transformações por que passa a humanidade, exigem de nós uma formação contínua em nível espiritual, teológico, apostólico e técnico.


Esta desenvolve-se na experiência, na oração, no estudo e na reflexão, em sintonia com o Evangelho, o carisma da Congregação, as orientações da Igreja e as necessidades da missão" (Const. 112).

 

Maria é a mais bela vocação da história da humanidade.

 

Que bonito se cada pessoa vivesse a sua própria vocação com a mesma disponibilidade e plenitude de Maria.

Superlinks
Claretianos
http.//www.claret.org
Vatican
http://www.vatican.va
CNBB
http://www.cnbb.org.br
CRB Nacional
http://www.crbnacional.org.br
Claretianas
http://www.missionariesamclaret.it
Leia Mais
Casa da Memória
Santuário Associação Claretiana
Esta Casa conta a história da cultura religiosa do norte do Paraná na década de 50. É o espaço onde se conserva viva a memória do trabalho e santidade missionária de Madre Leônia, seu amor a Deus e aos pobres.
Leia Mais
Missões
Missão Associação Claretiana
A missão específica da claretiana é anunciar o Evangelho e servir aos irmãos mais pobres.
Leia Mais

Missionárias de Santo Antônio Maria Claret
Av. Madre Leônia Milito, 575
CEP: 86050-270
TEL: (43) 3339-0808

Gelt Tecnologia e Sistemas